Tchau, Rede Social!

Tchau, Rede Social!

A minha decisão de sair das redes sociais.

Há uma semana, tomei a decisão de abandonar as redes sociais, exceto o WhatsApp, que considero um comunicador e lá tenho contato com minha família. Com isso, excluí todos os aplicativos de redes sociais do meu celular, principalmente o Instagram, esse consumia muito meu tempo e eu precisava dar um jeito, rápido nele.

A decisão não foi fácil, pois eu sou um usuário ativo das redes sociais há muitos anos, desde a época do famigerado Orkut. No entanto, há algum tempo eu vinha me sentindo cada vez mais cansado e desmotivado com elas. Eu sentia que estava perdendo tempo e muito tempo, que estava me comparando com os outros e que estava sendo bombardeado por informações irrelevantes, vídeos nos quais não me traziam benefícios nenhum, apenas algumas risadas. Lembrando que tenho um filho de 2 anos que vivia dizendo: “Papai, deixa o celular?”.

Pensei: - Opa, pera aí...

Decidi que era hora de dar um tempo, mudar, melhorar e voltar a ser quem eu sempre fui.

A primeira semana

A primeira semana não foi tão difícil como eu esperava que fosse. Eu senti pouca falta de ver vídeos (inuteis), ou ver se havia ganhando um like qualquer em uma postagem ou um comentário feito em alguma matério. Talvez essa facilidade veio pelo motivo de minha decisão ser certa, estava decidido que precisava mudar!

Eu senti falta de poder ver o que as pessoas estavam fazendo, de saber o que estava acontecendo em eventos que eu me interessava e de poder me distrair com vídeos engraçados, que eu fazia muito (feeds), mesmo esses não me trazendo conteúdo nenhum.

No entanto, também senti uma sensação de alívio. Eu não estava mais me sentindo preso às redes sociais. Eu tinha mais tempo para me concentrar em outras coisas, principalmente meu filho, além de estudos e retomar o habito diário de leitura, no qual sempre fui acostumado a ter. Aquela ansiedade de ver se tinha curtidas em um comentário ou em uma foto, havia acabado.

Os benefícios

Depois de uma semana, posso dizer que estou satisfeito com a minha decisão.

Aqui estão alguns dos benefícios que percebi:

• Tenho mais tempo livre: Eu não passo mais horas do meu dia rolando o feed das redes sociais. Agora, eu posso usar esse tempo para fazer coisas que eu gosto, como ler, escrever, ouvir música (nossa a muitos meses eu não fazia isso) ou passar tempo com minha família.

• Estou mais produtivo: Quando não estou nas redes sociais, sou mais capaz de me concentrar no que estou fazendo. Eu posso trabalhar por períodos mais longos nos meus estudos e ter mais ideias criativas.

• Estou mais feliz: Estou me sentindo menos estressado e mais conectado com o mundo ao meu redor. Eu estou mais focado no presente e menos preocupado com o que os outros estão fazendo.

O futuro

Não sei se vou abandonar as redes sociais para sempre, no momento, acredito que sim (ainda é uma novidade boa). No entanto, estou certo de que vou usar com mais moderação.

Estou planejando usar o WhatsApp apenas para me comunicar com amigos e familiares, mesmo assim moderadamente. Redes sociais, me limito hoje em usar o Linkedin, essa por ser uma rede de trabalho, acredito que essa não poderia me trazer malefícios, mesmo porque não passo tanto tempo nela como passava no Instagram por exemplo. Twitter ou X caso prefiram, removi do meu celular, e estou usando apenas em meu computador, mesmo assim, acesso pouquíssimo. O Instagram esse que eu acredito me fez muito mal, removi de meu celular e não uso nem mesmo em meu computador (afastado por tempo indeterminado).

Acredito que é importante encontrar um equilíbrio saudável entre o uso das redes sociais e o resto da vida.

Exemplos

Para ilustrar os benefícios que percebi, posso citar alguns exemplos específicos.

Por exemplo, antes de abandonar as redes sociais, eu costumava passar horas do meu dia (principalmente a noite quando chegava do trabalho) rolando o feed do Instagram. Eu ficava olhando fotos, vídeos engraçados e notícias. No entanto, eu percebi que não estava realmente aproveitando esse tempo. Eu estava apenas passando o tempo, sem realmente me envolver com o conteúdo que eu estava vendo, ou seja, perdendo meu tempo definitivamente. Eu sempre gostei de acordar de madrugada para estudar (4h da manhã) e ultimamente eu não tinha animo para tal.

Outro exemplo é que, antes de abandonar as redes sociais, eu costumava me comparar com os outros. Eu ficava vendo fotos de pessoas que pareciam mais felizes, mais bem-sucedidas. Isso, mesmo que sem perceber, me deixava desmotivado e ansioso. Os algoritmos das redes sociais são feitos para que nós não a deixemos. Via pessoas (influencers) nas quais exerciam a mesma profissão que eu, mas era, aparentemente, muito melhor do a minha pessoa.

Agora, que estou fora das redes sociais, estou me sentindo mais confiante e feliz comigo mesmo. Eu estou focado em minhas próprias metas e objetivos, e não estou mais me comparando com os outros. Me sobra tempo!

Conclusão

Minha experiência de uma semana sem redes sociais foi muito positiva. Eu percebi que posso viver uma vida feliz e produtiva sem elas.

Algumas dicas para quem quer abandonar as redes sociais:

• Comece aos poucos: Não tente abandonar todas as redes sociais de uma só vez. Comece com uma ou duas e, depois, vá aumentando o número conforme for se sentindo confortável. Eu fui radical, quando resolvi deixar, sai de uma vez de todas. Lembrando que Facebook eu já havia parado de usar a mais de 6 meses.

• Defina seus objetivos: Por que você quer abandonar as redes sociais? Se você souber o que está procurando, será mais fácil se manter motivado e com certeza você vai conseguir.

• Encontre outras atividades para preencher seu tempo: Se você não tiver o que fazer, pode ser mais difícil resistir à tentação. Eu voltei minha atenção ao meu filho, brinco com ele, assisto desenho etc. Voltei a ler com mais frequência. Claro faz apenas uma semana, mas a mudança é notória.